Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado do país com maior investimento entre 2015 e 2019, segundo o jornal Valor Econômico

Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do país que mais realizou investimentos entre os anos de 2015 e 2019, conforme levantamento realizado pelo jornal Valor Econômico. Enquanto a média nacional apresenta redução de 28,3% no período, o Estado aumentou em 45,5% suas despesas empenhadas.

 

Na reportagem, o jornal destacou quatro estados que tiveram crescimento maior de 20%, sendo Paraná com 108% de crescimento, seguido pelo Espírito Santo com 46%, Mato Grosso do Sul com 45% e Alagoas com 40%. O detalhamento dos números foi feito pela equipe econômica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

Gráfico feito pelo jornal Valor Econômico

Nos últimos quatro anos houve recuo da capacidade de investimento da grande maioria dos Estados, vinculado ao aumento das despesas correntes, composta por pessoal e custeio. Na avaliação do governador Reinaldo Azambuja, o aumento nos investimentos, principalmente em áreas prioritárias como saúde, segurança pública e educação, foi possível por conta das medidas duras e até impopulares, como as reformas previdenciária e administrativa e a renegociação de contratos.

 

“Todos os estados tiveram que buscar alternativas para recuperar a capacidade de investimento. Nós fizemos um enfrentamento do conjunto de reformas e o crescimento se deu com o controle efetivo dos gastos e medidas importantes, como a Reforma da Previdência, que ainda começará a dar frutos para a economia”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.

 

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca que este é um indicador favorável pois mostra a recuperação da capacidade de investimento do Estado. “Uma decisão importante tomada pelo Governo foi o uso dos recursos do Fundersul para aplicação em investimentos, assim como o Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado), cujo montante retorna para obras de investimento também”.

 

Além disso, esse conjunto de ações tem proporcionado que o Estado se destaque em solidez fiscal e competitividade, atraindo um grande volume de investimentos privados devido ao ambiente de negócios favorável e segurança jurídica por parte do setor público.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO