Música Sem Fronteiras da UFMS levará apresentações para comunidades, hospitais, casas para idosos e escolas

Uma ação promovida pelo Núcleo Sinfônico da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a Música Sem Fronteira, vai levar apresentações musicais e oficinas para comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, hospitais, instituições de longa permanência para idosos e escolas públicas em Campo Grande. Estudantes que queiram participar da iniciativa tocando algum instrumento já podem se inscrever.

 

A iniciativa é uma ação do Núcleo Sinfônico da UFMS

O coordenador do Núcleo Sinfônico, Jorge Geraldo, explica que a ação visa ampliar o acesso aos projetos artísticos, que geralmente ficam concentrados na Universidade ou em espaços utilizados para apresentações, como teatros, igrejas e auditórios. “A ideia é levar tanto apresentações musicais quanto pequenas oficinas para públicos que têm carência de atividades artísticas, como as que desenvolvemos no Núcleo Sinfônico UFMS”, afirma.

 

As atividades e o repertório das apresentações serão organizados com os estudantes, levando em consideração os instrumentos que tocam e suas habilidades técnicas. “A princípio, não há nenhuma restrição aos gêneros e estilos musicais, desde que possamos organizar programas e atividades significativas para o público do ponto de vista artístico, cultural e de formação”, complementa.

 

São 20 vagas disponíveis para estudantes de graduação e de pós-graduação de todos os cursos, desde que tenham nível técnico musical e possuam o próprio instrumento. As oportunidades são para a prática de canto, de instrumentos de sopro, como flauta transversal, saxofone, clarineta, trompete, trompa, trombone, eufônio ou tuba; de corda friccionada, como viola, violino, violoncelo e contrabaixo; de cordas dedilhadas, como violão, viola, cavaquinho, guitarra ou contrabaixo; piano ou teclado; e percussão.

 

As inscrições para estudantes da Cidade Universitária participarem voluntariamente das apresentações musicais devem ser feitas até o dia 5 de abril. O início das atividades está previsto para 20 de abril.

 

Os interessados devem acessar o formulário e enviar um vídeo executando uma canção de sua preferência. Ao participarem, os estudantes contribuem para a própria formação musical e ainda têm carga horária de extensão, para atender à curricularização.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO