Prefeitos de Mato Grosso do Sul participam da “XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito de Nioaque, Valdir Júniorm, e outros gestores municipais participam, nesta segunda-feira (27), da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios evento, com intuito de defender e reforçar a luta municipalista, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

 

Segundo a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), a programação é composta por Arenas Técnicas, que são espaços com debates de temas do momento. Os espaços tem objetivo de esclarecerem dúvidas e ouvir experiências dos participantes que vivenciam a rotina das prefeituras, neste ano, seis salas do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) vão preencher o local.

 

Hoje (27), estão previstos vários debates, entre assuntos, sobre obras paradas municipais e a operação do Cadastro Integrado de Projetos de Investimentos (CIPI); Programas Federais, Creches, Piso do Magistério e Fundeb; o Sistema único de Saúde (SUS), entre outros. As arenas tem previsão para começar à partir das 14h.

 

No segundo dia, 28 de março, os Consórcios Públicos ficaram responsáveis pelas arenas, muitas pautas serão tratadas neste dia, como Meio Ambiente; Contabilidade; Defesa Civil; Turismo; Defesa Civil e Trânsito. A lei de Licitações e obras paradas dos municípios serão discutidas junto com os gestores participantes.

 

Ainda segundo a CNM, dia 29 de março, durante o período da amanhã e da tarde haverá plenárias. Pela manhã os debates serão com o tema do selo ARTE e os desafios para comercialização dos agroindustriais municipais.Também haverá conversas sobre emendas parlamentares e alternativas de sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Para impulsionar a economia dos municípios, ainda pela manhã, terá debate sobre as áreas de Habilitação e Planejamento Territorial e Turismo Rural, entre outros.

 

Na parte da tarde do dia 29, nas paralelas, debates nas áreas de Cultura e Trânsito e Mobilidade serão discutidos. Finanças e Resíduos Sólidos apresentarão soluções aos Municípios durante a tarde. Haverá um debate sobre o censo demográfico e sua repercussão no rateio de recursos públicos paralelamente no evento.

 

Já no último dia, as áreas paralelas serão comandadas pelas áreas de Saúde; Finanças; Meio Ambiente e Contabilidade. Para compor o evento, no dia do encerramento ainda terá palavra aberta aos gestores; Rodada de conversas com Vereadores; Debate com Ministros e resultados das Arenas Técnicas.

 

Foto: Arquivo

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO