Oficina debate saúde da mulher trabalhadora em período amamentação

ZeroUmInforma

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), inicia amanhã (9), às 8 horas a I Oficina da Mulher Trabalhadora que Amamenta do Estado de Mato Grosso do Sul. A Oficina será realizada no Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino, em Campo Grande.

amamenta

A Oficina, que vai até o dia 10 de março, tem como objetivo debater e capacitar profissionais para a sensibilização e orientação aos gestores de instituições públicas ou privadas que tenham mulheres em período fértil para a criação das Salas de Apoio à Amamentação, apoio para a licença maternidade de 6 meses através do Programa Empresa Cidadã, instalação de creches no local de trabalho e a outras ações que visam a saúde da criança.

A ação dá continuidade aos trabalhos do Ministério da Saúde junto a Sociedade Brasileira de Pediatria nas estratégias de apoio à mulher trabalhadora na manutenção do aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde milhares de brasileiras eu trabalham fora de casa têm dificuldade em seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) de amamentação até os 6 meses de idade, pois ainda há a dificuldade de encontrar apoio para manter a amamentação depois que retornam ao trabalho. Uma das principais consequências é a interrupção da amamentação de seus bebês antes do período recomendado, diminuindo a proteção conferida contra doenças e provocando a ausência no trabalho por parte das mães para cuidar de seus filhos.

A I Oficina é indicada para os profissionais em saúde, onde, após a capacitação, estarão habilitados a estabelecer contato com as instituições públicas e privadas visando a instalação de métodos de cuidado à mãe trabalhadora em fase de amamentação. As palestras serão realizadas por profissionais do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Entre os temas debatidos nas palestras estão: “Benefícios a Maternidade no Trabalho: Leis Trabalhistas”, “Estratégia de Promoção e Proteção a Mulher Trabalhadora” e “Casos clínicos sobre amamentação e legislação de proteção à trabalhadora lactante”.

O Núcleo de Educação Permanente da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino, está localizado na rua Dr. Meireles, s/n, bairro Cel. Antonino, Campo Grande.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO