Prefeitura de Campo Grande terá que recompor vegetação em área de preservação

Foi celebrado acordo entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, pela da promotora de Justiça Andréia Cristina Peres da Silva, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, e a prefeitura  para recomposição da vegetação nativa da área de preservação permanente da vereda contígua ao córrego Bandeira no trecho ente as avenidas Gabriel Del Pino e Rita Vieira de Andrade.

 

A Prefeitura de Campo Grande reconheceu que as áreas públicas estão localizadas 100% em área de preservação permanente da vereda do Bandeira e que não pode ser ocupada por nenhuma atividade.

 

Outro compromisso assumido pela prefeitura foi  desfazer qualquer estrutura ou ocupação existente na vegetação e nas áreas de preservação permanente da vereda no trecho.

 

A prefeitura terá ainda de executar a sinalização por meio de placas informativas sobre a existência da área legalmente protegida e promover, continuamente, sua manutenção.

 

As veredas são também conhecidas como o oásis do cerrado por serem de fundamental importância para a produção de água.

 

Por sua característica de umidade, as veredas participam do controle do fluxo do lençol freático e regulam o equilíbrio dos cursos d’água. Também constituem em importante refúgio fauno florístico.

 

No local objeto do acordo existem diversos olhos d’água que, a pedido da 42ª Promotoria de justiça, estão sendo identificados e delimitados pelo município de campo grande.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO