”Nosso vento é outro”: Projeto Kzulo lança documentário que investiga a memória e identidade de Mato Grosso do Sul

A gente consegue perceber muito mais essa conexão com a América Latina do que quando está realmente no litoral. Eu acho que existem muitos Brasis na verdade”, define o pesquisador e professor Evandro Higa que com seu relato sábio e cirúrgico abre o documentário “Memória e Identidade”, da banda Projeto Kzulo. Rico em personagens e dados da realidade histórica e cultural sul-mato-grossense, o audiovisual investiga quais elementos que, social ou artisticamente, constroem o perfil deste povo que distante das praias está mais próximo dos “hermanos”, países que assim como o nosso formam a América do Sul.

 

Contexto esse que na poesia, música, de Geraldo Rocca foi definido com maestria como  “Litoral Central”. Ponto esse que foi destacado pelo amigo do artista e, também, músico Rodrigo Teixeira dentro do documentário.

 

“A nossa música autoral tem base nos ritmos fronteiriços. Tem a ver com Assunção, não tem haver com São Paulo. Geraldo Rocca fala: Música do Litoral Central. Ele se refere à Bacia do Prata porque estamos no meio do continente, no final deste caminho das águas, que começa lá embaixo e vem subindo pelo Rio Prata, Paraná e Paraguai. A gente está no final dessa three way hídrica”, explica Rodrigo, com a sutileza de um artista e pesquisador apaixonado pelo Mato Grosso do Sul, que deixa claro o quanto precisamos nos enxergar neste local transfronteiriço. “A gente fica muito ficcionado com São Paulo, Rio e tal. E o nosso vento é outro, nosso vento é Assunção, a Bacia do Prata, é o outro lado, entendeu?”.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO