Reabertura do Ginásio Guanandizão vai movimentar economia e resgatar cultura esportiva de Campo Grande

emplo de esporte e da cultura, esquecido e interditado por muitos anos, o Ginásio Guanandizão voltará a ser a principal praça de esportes coberta de Mato Grosso do Sul. Isso graças ao projeto de revitalização em execução pelo Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande.

 

O governador Reinaldo Azambuja e o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, assinaram em janeiro deste ano a ordem de serviço da reforma e adequação do ginásio, que será administrada pelo município, com recursos (R$ 1,8 milhão) do Estado. A revitalização incluirá a recuperação da parte hidráulica e elétrica, arquibancada, vestiários, alojamentos, banheiros, cobertura, pintura e reurbanização da área externa do complexo esportivo.

 

Inaugurado em 1984 pelo ex-governador Pedro Pedrossian, com shows dos artistas Rita Lee e Alceu Valença em ascensão, o Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis homenageia o dono de uma joalheria na cidade que foi um dos maiores incentivadores do esporte local. Sua construção, moderna para a época, incluiu a Capital no calendário esportivo nacional e foi base para projetos de iniciação ao esporte, os quais revelaram atletas em várias modalidades.

 

Para o secretário especial de Governo Carlos Alberto Assis, o Guanandizão é a própria história do nosso desporto.

 

O ginásio motivou a formação de uma equipe de vôlei de expressão, a Copaza, entre as três melhores do Brasil na época. Revelou Carlão e Pampa, campeões olímpicos em 1992, e recebeu equipes do nível da Pirelli e Minas.

 

A reforma do ginásio, com equipamentos modernos, acompanhando a nova tecnologia implantada nos grandes palcos esportivos, vai propiciar, o diretor-presidente da Fundesporte,  Marcelo Miranda, a volta de momentos como estes, que continuam na memória da cidade.

 

As obras seguem em ritmo acelerado, com conclusão prevista para meados de 2020. O piso da quadra foi retirado e será substituído por uma base móvel em conformidade com o esporte a ser praticado e suas especificações. A capacidade de público será mantida em 8.240 pessoas, atendendo recomendações de segurança, mas as cadeiras serão trocadas e haverá adequações em acessibilidade. As lajotas no entorno do ginásio foram retiradas e o espaço ganhará novo piso.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO