Bate-papo com o cineasta britânico Chris Scarffe e o brasileiro José Sabino acontece nesta sexta-feira, dia 12, no MIS

Para finalizar a exposição “Pantanal – Águas que conectam”, a Wetlands International, por meio do Programa Corredor Azul, e a Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal), com o apoio da Synchronicity Earth, promovem nesta sexta-feira, 12 de abril, a partir das 17h, um bate-papo com renomados fotógrafos ambientais no MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, em Campo Grande.  A ideia é destacar a importância de documentar a natureza para sensibilizar a população. 

 

Em visita ao Mato Grosso do Sul para agenda com a Wetlands International e Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal), o premiado cineasta, fotógrafo e escritor Chris Scarffe participa do bate-papo. O profissional é especialista em projetos ambientais e de vida selvagem, tendo conteúdo publicado em grandes emissoras com BBC, HBO, National Geographic e outros. 

 

Vivendo em Madagascar, na África, Chris Scarffe é especialista em projetos ambientais e vida selvagem. O bate-papo, com interpretação simultânea, vai ocorrer após visita do profissional ao Pantanal, mais precisamente ao Território Indígena Kadiwéu, ao qual acompanha desde o dia 7 abril algumas atividades e ações apoiadas pela Mupan e Wetlands International.

Junto dele, integra o bate-papo o doutor em ecologia José Sabino, que trabalha com comportamento animal e gestão da biodiversidade. Apaixonado pelo mundo natural, criou no início dos anos 1990 a Natureza em Foco, empresa dedicada a mobilizar as pessoas para a causa da sustentabilidade e do uso respeitoso da biodiversidade.   

 

“Queremos usar essa oportunidade para debater sobre a importância de documentar a natureza de maneira profissional e de forma a sensibilizar as pessoas para a conservação do meio ambiente”, afirma Sabino. 

 

Sobre a Wetlands International 

Wetlands International é a única organização global sem fins lucrativos dedicada à conservação e restauração de áreas úmidas. Seu compromisso é proteger e restaurar essas áreas devido ao seu valor ambiental e aos serviços essenciais que proporcionam às pessoas. Trabalha por meio de uma rede de escritórios, parceiros e especialistas para alcançar seus objetivos. A maior parte do seu trabalho é financiada por projetos de governos e doadores privados, contando também com o apoio de membros governamentais e ONGs. 

 

A organização é associada à Convenção de Áreas Úmidas de Importância Internacional (Convenção Ramsar). O escritório no Brasil fica localizado em Campo Grande/MS e é ligado ao escritório para a Latino América e Caribe (LAC), sediado na Argentina.  

 

Mupan 

 

Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, é a primeira ONG do Pantanal voltada para a incorporação de gênero na gestão das águas. Fundada em agosto de 2000, atua em rede, busca ser uma instituição referência no empoderamento de lideranças, especialmente mulheres, e de comunidades tradicionais para a defesa de seus territórios, resguardando modos de vida, promovendo o uso inteligente dos recursos naturais e a igualdade de gênero. Incentiva parcerias e aplicação de metodologias colaborativas, envolvendo diversos segmentos da sociedade. Desde 2017, opera em parceria com o escritório Brasil da Wetlands International na implementação do componente Pantanal do Programa Corredor Azul (PCA) e outros projetos.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO