Agêcia Transfusional da Santa Casa de Campo Grande passa a funcionar em espaço mais moderno e estratégico

A Santa Casa de Campo Grande reinaugurou, ontem (16), o serviço da Agência Transfusional após pouco mais de um mês fechada para reforma do espaço físico com 89,87m² de área.  Todos os atendimentos foram mantidos, a diferença, com a mudança para a nova instalação, está na melhor localização, possibilitando o atendimento mais ágil de setores estratégicos, tais como: pronto-socorro e centro cirúrgico, proporcionando melhores condições de trabalho e oferecendo um espaço mais confortável para a equipe assistencial.

 

A Agência Transfusional funcionava anteriormente no primeiro subsolo do hospital, sendo transferida para o 1 º andar, visando atender às adequações e apontamentos realizados pelo órgão fiscalizador Vigilância Sanitária (Visa) e premissas estipuladas nas normas vigentes. O novo local possui salas de distribuição, imunohematologia (prova cruzada) e área para estocagem de hemocomponentes, além das áreas destinadas aos serviços de apoio como: sala utilidades, salas administrativas, repouso da equipe, copa e sanitários para funcionários.

 

O serviço realiza uma média mensal de 1,3 mil transfusões intra-hospitalares e testes de imunohematologia ambulatorial. Além disto, atende as demandas de transfusões de emergência, urgência, reservas cirúrgicas e rotina 24h, sendo importante para garantia da qualidade dos pacientes internados no hospital, principalmente oncológicos, politraumatizados, área cirúrgica e demais que demandem do atendimento. O hospital investiu recentemente em um sistema específico para atender os protocolos de uma Agência Transfusional, o SBS (Sistema de Banco de Sangue).

 

O projeto de reforma visou adequações no espaço físico e abrangeu: adequação de ambientes necessários segundo as normativas vigentes, substituição de revestimento (piso, parede, teto, bancadas, pias, lavatórios, acionamento de torneiras, esquadrias), instalações elétrica, hidráulica e climatização.

 

O setor conta com uma equipe especializada em procedimento transfusional tendo como responsável técnico o médico hematologista, Dr. José Maria Nossa Ascenço e como supervisora de enfermagem, Eliana Gonçalves. Estavam presentes na formalização da inauguração o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, o diretor-secretário, Heitor Rodrigues Freire, a diretora-secretária adjunta, Alir Terra Lima e o diretor de finanças, João Nelson Lyrio.

 

“A reforma foi no sentido de modernizar o setor para dar mais segurança aos pacientes e a partir de agora tanto a conservação quanto a manipulação passam a ser na Agência Transfusional, com isso, a distribuição para todo o hospital passa a ser feita de forma mais segura”, finalizou o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO