Defensoria realiza evento na Comunidade Quilombola de Campo Grande — Tia Eva

Em mais uma ação no final de semana, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul levou o atendimento móvel com a Van dos Direitos e diversos outros serviços para assistidas e assistidos da Comunidade Quilombola de Campo Grande — Tia Eva.

Conforme o coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Indígenas e da Igualdade Étnica Racial (Nupiir), defensor público Lucas Colares Pimentel, além da instituição, estiveram presentes no mutirão o TJMS, Sejusp, Secretaria de Saúde, projetos sociais, Defensoria da União entre outros.

“A especificidade do atendimento da Defensoria na comunidade foi a de realizar diversos atendimentos ligados a orientação de andamento processual, alimentos e também orientações jurídicas”, detalhou o coordenador.

Os atendimentos também foram realizados pela coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, e defensor público Rafael Ribas Biziak, de Ponta Porã.

“Essa é apenas a primeira de muitas ações que a Defensoria realizará na comunidade visando garantir o pleno acesso à Justiça a todas e todos os moradores da comunidade , pontua a coordenadora do Nudedh.

Acesso à Justiça e a informações

Assistida da Defensoria, B.C.B., 31 anos, estava sem notícias do próprio pai que, segundo ela, foi preso.

“Eu não sabia qual era o paradeiro, ou mesmo, a situação dele. Após ser atendida, eu não só consegui localizá-lo, mas também fui orientada sobre o caso que precisava fazer para vê-lo. Estava muito angustiada e conseguir todas as informações, praticamente, na porta da minha casa foi um alívio”, afirma.

 

Defensoria Pública

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO