Fábio Trad diz que Reforma Política ainda não entusiasmou o povo

ZeroUmInforma

Deputado Federal Fábio Trad lamenta falta de consenso
Deputado Federal Fábio Trad lamenta falta de consenso

A população precisa se envolver mais na discussão sobre a Reforma Política que tramita na Câmara Federal. A opinião é do deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) que lamentou a falta de consenso na votação.

Na noite de terça-feira, por falta de acordo entre os partidos, o plenário encerrou a sessão extraordinária sem votar a Proposta de Emenda à Constituição 3/99, que prevê a coincidência dos mandatos e das eleições gerais e municipais.

“Quando o povo não se empolga por um tema legislativo, dificilmente se verificam as condições políticas necessárias para sua efetiva aprovação em lei. E é certo que o povo brasileiro ainda não se entusiasmou com a Reforma Política”, disse o deputado.

No entendimento de Fabio Trad, muitas das distorções do sistema político eleitoral que provocam o distanciamento cada vez maior entre eleitor e eleito, corroendo a credibilidade da própria atividade política, podem ser enfrentadas e eventualmente corrigidas com a Reforma.

O relatório sobre elaborado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) é amplo: além da coincidência das eleições, trata do financiamento público exclusivo de campanhas (PL 1538/07); do fim das coligações para eleições proporcionais (PEC 10/95); da instituição de uma lista flexível de candidatos; e da simplificação do processo de apresentação dos projetos de iniciativa popular.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO