Instituto Federal de Mato Grosso do Sul abre dois novos cursos de Engenharia em Campo Grande com um total de 80 vagas

A partir do segundo semestre deste ano, o Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) terá duas novas opções de cursos superiores, com a abertura das Engenharias Elétrica e Mecânica.

 

Com os novos cursos, o campus amplia a oferta do ensino superior, uma vez que até o momento ofertava apenas Sistemas para Internet. A previsão é que sejam oferecidas 40 vagas para cada curso de Engenharia, no período noturno.

 

A seleção será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019

 

O diretor-geral do campus, Dejahyr Lopes, espera uma alta procura pelos cursos, devido à pouca oferta de Engenharias pelo Sisu no meio do ano. Ele também destaca a sintonia dos cursos com o contexto atual.

 

“Será a primeira oferta de Engenharia Mecânica em uma instituição pública em Campo Grande. Em Elétrica, nosso projeto de curso já está sintonizado com as demandas atuais, como a geração de energias renováveis, por exemplo”, ressalta Dejahyr.

 

oferta da Engenharia Elétrica se tornou possível após aprovação, pelo Conselho Superior (Cosup), da resolução 041/2020. Já a resolução que permite o curso de Engenharia Mecânica é a 046/2020.

 

Demanda antiga

 

A abertura de cursos de Engenharia no campus da capital está prevista desde o início das atividades letivas da instituição no estado, em 2010.

 

Segundo Dejahyr, para que a oferta se concretizasse, foi necessário, principalmente, o desenvolvimento da infraestrutura do campus, com a disponibilização de salas de aulas e estruturação de laboratórios. A sede definitiva foi inaugurada em 2017, após sucessivos atrasos na conclusão da obra.

 

“Atualmente, o campus já conta com infraestrutura inicial capaz de abrigar esses novos cursos. Temos firmado os compromissos necessários para que os investimentos nessas áreas avancem ainda mais”, pontua.

 

Ainda de acordo com o diretor-geral, a oferta do curso a partir deste ano é fruto do amadurecimento dos cursos técnicos integrados em Mecânica e Eletrotécnica e também da construção dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC).

 

“A construção dos projetos pedagógicos, que já estão em sintonia com as demandas atuais, e variáveis de viabilidade exigiram mais tempo para as comissões [de elaboração], sobretudo para que pudéssemos contar com um melhor aparelhamento dos laboratórios”, finaliza.

 

Graduação

 

Com o início da oferta da Engenharias em Campo Grande, o IFMS passa a contar com 19 opções de graduação, entre cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas.

 

A oferta está distribuída nos dez municípios em que a instituição possui campus. Atualmente, o IFMS tem 2.516 estudantes matriculados em cursos de graduação. Os dados são de fevereiro deste ano, extraídos do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica).

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO