Mato Grosso do Sul começa a receber pacientes de Rondônia em ação de ajuda humanitária contra Covid-19

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande começa a receber pacientes do Estado de Rondônia. O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, anunciou na quinta-feira (28), que o Estado havia disponibilizado 10 vagas de UTI no Hospital Regional para pacientes de Rondônia como forma de ajuda humanitária.

 

“O governador interino, Paulo Corrêa, colocou à disposição de Rondônia, 10 leitos em ajuda humanitária para podermos salvar vidas do povo de Rondônia, daqueles que precisam de leitos de UTIs, já que o sistema de saúde de Rondônia colapsou”, pontou o Resende.

 

O primeiro chega nesta sexta-feira (29), é um paciente de 61 anos de covid vindo do Estado de Rondônia. A transferência foi autorizada pela Central de Regulação de Campo Grande em contato com a Central de Urgência e Emergência do Estado de Rondônia – Crue/Sesau na noite de quinta-feira (28) para o Hospital Regional.

 

Segundo o histórico do paciente, no dia 12 de janeiro apresentou quadro de tosse, odinofagia, mialgia, anosmia, ageusia iniciado, mas no dia 20 de janeiro, evoluiu com dispneia recebendo atendimento no Hospital Municipal de Ji-Paraná. Por precisar de UTI, o paciente teve o pedido de transferência solicitado e está em trânsito para o Estado.

 

Além deste paciente, mais dois pedidos chegaram a ser solicitados pela Central de Rondônia para a transferência de duas mulheres, mas os pedidos foram cancelados após os familiares não concordarem com a transferência para o Estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, há possibilidade de novas transferências para o Hospital.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO