Programa fomenta piscicultura na agricultura familiar no município de Itaporã; ação é desenvolvida pela Agraer

 

Um grupo de 24 agricultores familiares começou a receber assistência técnica gratuita para implantação, ampliação, limpeza de drenos e/ou recuperação de tanques de piscicultura na cidade de Itaporã. Na última semana, os trabalhos de campo, que incluem as escavações, já foram iniciados em algumas propriedades do município inscritas no programa.

 

O serviço é executado pelo escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Secretaria de Agricultura da prefeitura local. Os contemplados foram avaliados inicialmente a partir do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Além disso, o local destinado à criação de peixes não pode estar dentro de áreas de preservação e precisa ter acesso a água e topografia favorável.

 

 

Com essa conclusão prévia, que inclui até uso de imagens de satélite, os técnicos da Agraer, juntamente com a equipe da prefeitura, se deslocam até a propriedade para tirar a prova real e orientar o proprietário para que a implantação seja realizada da melhor forma possível.

 

Em segundo plano, é discutida a comercialização dos peixes, preferencialmente para frigoríficos e abatedouros instalados em Itaporã. Contudo, para que isso seja possível, todas as propriedades interessadas devem seguir uma metodologia especifica de pesca para que os peixes tenham o padrão de qualidade exigido pelo mercado.

 

 

Quando os trabalhos de escavação são concluídos, os agricultores familiares são cadastrados no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e recebem a carteira de aquicultor, que os torna oficialmente produtores de peixes para abate.

 

Os produtores que se interessarem pela atividade ainda podem se inscrever ao longo do ano. Eles passarão por todas essas verificações para receber a assistência técnica. Em todos os casos, a única contrapartida exigida é o combustível das máquinas utilizadas e, mesmo assim, o serviço sai bem mais em conta do que o terceirizado.

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO