Semana da Mulher tem roda de tereré e palestras

ZeroUmInforma – Trabalhadores das construtoras Plaenge e Vanguard Home estão tendo um momento de reflexão sobre a violência doméstica contra a mulher nesta semana. Durante a quarta edição da Semana pela Paz em Casa, que teve início ontem (7) e vai at[e 11 de março – Mês da Mulher –, os canteiros de obra da Plaenge receberão a palestra “Maria da Penha na roda de tereré”. São cinco dias de muita conversa, informação e mudança de cultura.

Nesta terça-feira (8) a roda de tereré teve início na obra da rua Alvares de Azevedo, no Bairro Carandá Bosque, às 7 horas, com pelo menos 100 trabalhadores.

Na quarta-feira (9), duas obras recebem a “Maria da Penha na roda de tereré”. Primeiro o tereré será na obra localizada na rua Dom Aquino, centro, que acontece às 7 horas. Em seguida é vez da obra da rua da Graciosa, 143, no Jardim Flamboyant, saída para Três Lagoas, às 9h30.

A roda de tereré continua e na quinta-feira (10), a obra da rua Antônio Maria Coelho, 6225, Carandá, recebe a palestra às 7 horas. Na sexta-feira (11), às 7 horas, a obra da rua 7 de setembro, 2111, no Jardim dos Estados, recebe a palestra.

A expectativa dos organizadores é levar muita informação e conscientizar quase 900 trabalhadores da construção civil, contribuindo para a mudança de postura dos homens com as mulheres, além de mostrar que a sociedade sul-mato-grossense não tolera nenhuma forma de violência contra a mulher, seja física, moral, psicológica ou financeira.

Outras atividades na capital 

Além das palestras nas obras da Plaenge e da Vanguard Home, “Maria da Penha na roda de tereré”, em Campo Grande aconteceu, na segunda-feira (7), a caminhada pela Paz em Casa, que reuniu mais de mil pessoas. Os participantes saíram da frente do Fórum de Campo Grande, na rua da Paz, 14, rumo à Praça Ary Coelho, no centro da capital.

Nesta terça-feira (8), às 11h40, a juíza da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Campo Grande, Jacqueline Machado, proferirá palestra “Justiça pela Paz em Casa”, na unidade I do frigorífico JBS. No mesmo dia, às 21 horas, a Escola Estadual Ulisses Serra, localizada no Distrito de Indubrasil, recebe a palestra “Maria da Penha na Roda de Tereré”, com as assistentes sociais Vanessa Vieira e Sandra Salles.

Na quarta-feira (9), a juíza Jacqueline Machado fará palestra “Justiça pela Paz em Casa”, em parceria com o Ministério Público Estadual, às 9 horas, na Casa da Mulher Brasileira, localizada na rua Brasília, sem número (próximo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande), onde fica a 3ª Vara de Violência Doméstica, a primeira do país dedicada, exclusivamente, em Medidas Protetivas.

No mesmo dia, às 13h30, o juiz Renato Antônio de Liberalli, da 11ª Vara Cível da capital, fará palestra na Unidade Básica de Saúde do Bairro Mário Covas, região Sul da cidade.

No dia 9, durante o Seminário Estadual de Politicas Públicas para Mulheres – organizado pela Subsecretaria Estadual de Políticas para Mulheres, a juíza Jacqueline Machado fará a palestra inaugural “Viver sem Violência, uma questão de direito”, às 14 horas, durante o seminário que acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo, no centro.

Na quinta e na sexta-feira, a juíza fará a palestra na Casa Abrigo, às 9h30, e na unidade II do frigorífico JBS, às 12 horas, respectivamente.

A Campanha “Justiça pela Paz em Casa” é uma realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob a presidência do Des. João Maria Lós, e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, sob a coordenação do vice-presidente do TJMS, Des Paschoal Carmello Leandro.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO